Candidato Samurai: Dica para o seu Curriculum

Neste artigo vou dar uma dica que pode ajudar na seleção do seu curriculum. Geralmente o candidato elabora um curriculum e envia o mesmo para todas as empresas ou agências de emprego. Faça diferente, em cada vez que seu curriculum for solicitado, vamos adapta-lo ao perfil da empresa e da vaga.

A ideia é descrever sua experiência profissional de acordo com o que a empresa busca em um candidato. Para isso precisamos entender a empresa e assim faze-la enxergar como o tipo de colaborador ideal para ela.

Digamos por exemplo que a vaga é para a Natura, empresa líder no seguimento de cosméticos e beleza, que abriu uma vaga para auxiliar de produção, e você tenha trabalhado por exemplo em um supermercado. Mesmo sem nunca ter realizado o serviço de produção de uma grande fabrica, seu curriculum pode demonstrar informações que chamem a atenção do pessoal de recrutamento e seleção da natura. Entre no site da empresa e pesquise sua Missão, Visão e Valores. Estas são as diretrizes de uma empresa, seu jeito de ser e se posicionar no mercado estão (pelo menos na teoria) nestes pilares.

No site da Natura encontramos as seguintes informações:

“Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.”

O termo bem estar aparece muito entre os objetivos da empresa. Então pense um pouco no seu histórico profissional. Seguindo ainda o exemplo dado, de que trabalhou no supermercado, lembre-se do que o seu trabalho contribuiu com o bem estar dos colegas ou dos clientes. Talvez além do seu trabalho, você tratava os clientes de forma cordial, fazendo com que eles se sentissem bem ao frequentar o supermercado. Então no curriculum que for encaminhar faça a seguinte alteração nas atividades:

______________________________________________________________________________

EXPERIÊNCIA

2014–2015 – Supermercado DaVila. Auxiliar, desempenhando as funções de empacotador, organização de estoque e balconista prestando um atendimento de qualidade que proporcionasse bem estar aos clientes.

______________________________________________________________________________

O termo bem estar neste exemplo, vai despertar a atenção para o seu curriculum.

Estude as empresas que vai encaminhar seu curriculum e adapte a descrição da experiência profissional ao tipo de empresa que pretende se candidatar, mas não se esqueça: seja sincero em relação ao que for descrito porque isso será questionado na entrevista.

Jean Souza escreve artigos sobre crescimento pessoal e profissional. Esta dica foi tirada da Série Candidato Samurai, onde oferece sacadas para o candidato se sair bem em processos de Recrutamento e Seleção. Saiba mais em http://jean01souza.com.br